quarta-feira, 19 de maio de 2010

Quinta feira 6 de maio de 2010

Relatório de estágio – Escola Municipal Imaculada Conceição

Quinta feira 6 de maio de 2010

Professora Luciana - turma 503

Entrada as 13:15 a professora atrasou-se um pouco (havia uma servente em sala antes da professora antes da entrada da professora)

Atividades de rotina programadas pela professora

Ditado – A professora pedia que uma aluno ditasse uma palavra e esse aluno pedia a um outro aluno que fosse ao quadro para escrevê-la, após esse processo, a professora discutia se todos haviam escrito a palavra de forma correta, e trabalhava questões de ortografia e fonética, Ex. a palavra comunicação, caso fosse escrita com 2 esses estaria errada ou certa? A partir de qual critério? Após isso ela debatia sobre o sentido semântico da palavra, sendo discutido entre os alunos em um primeiro momento o sentido da palavra, e após um aluno lê o sentido da palavra em um dicionário. Sendo escrito no quadro o 1º conceito da palavra no quadro para que pudesse ser copiados pelos alunos, ficando sempre explicita a orientação da professora quanto a busca da ampliação do conceito da palavra pelos próprios alunos.

Jornal falado – atividade diária – consiste em leitura oral na frente da turma por parte dos alunos de notícias diárias, aparentemente os alunos são pré-selecionados no dia anterior. Após a leitura da notícia, a professora discutia as questões de oralidade e fonética – como o vício da linguagem “ai”.

Relatório – Um aluno pré-selecionado no dia anterior, dirigi-se a frente da sala e faz a leitura de um relatório do dia anterior de fatos observados pelo mesmo, nessa atividade a professora pode acompanhar o desempenho de leitura dos alunos de forma oral, e depois com a leitura do relatório, o desempenho da escrita.

Leitura de “deleite” – um texto escolhido por uma aluno pré-selecionado é lido na frente de sala para “deleite” da turma – nesse dia em especifico, o aluno ficou muito envergonhado e não fez a leitura – a professora fez a leitura – essa atividade desenvolve o interesse pela leitura por parte dos alunos.

As 14:00 teve início uma atividade de matemática em grupo (5 grupos de 4 integrantes) – cada grupo tem um monitor escolhido pela professora que é responsável pela estimulação e coordenação das atividades desenvolvidas pelo grupo. A atividade consiste em 3 questões aritméticas de adição. As 14:40 os alunos foram liberados para a merenda e a atividade de matemática foi suspensa.

As 15:00 a turma foi ao laboratório de informática, onde desenvolveram atividades em um programa chamado “JClic”, que consistiam em atividades de lógica e semântica, ministrada pela professora Luciene que é responsável pelo laboratório de informática, juntamente com a professora Luciana. As 15:45 os alunos retornaram a sala de aula para terminarem a atividade de matemática. Logo após o retorno, a professora indicou os alunos das atividades de rotina do dia seguinte (ditado, Leitura, jornal falado, relatório). As 16:40 a professora começou a recolher os trabalhos que foram entregues em uma folha de ofício dada anteriormente pela mesma, e aos grupos que haviam terminado, foi feito o convite para a organização e limpeza da sala, também foram passadas orientações sobre como se procederia a apresentação do trabalho realizado pelos alunos no dia seguinte, que consistira em uma espécie de teste oral sobre as perguntas respondidas no exercício de matemática. Após todos os informes e o termino das atividades pelos alunos que não haviam ainda terminado, a turma foi liberada as 16:55.