quarta-feira, 19 de maio de 2010

10 de maio de 2010

Duque de caxias 10 de maio de 2010

Turma 503 – professora Luciana – Tarde

Bem o dia começou bem cedo hoje, tive que acordar as 5:40 para poder levar a minha avó em um hospital na Tijuca, mas por que eu estou dizendo isso? Bem essa informação só se torna importante quando ela explica porque eu cheguei atrasado ao estágio, depois de um mega transito (lembrem-se eu moro em Caxias) e de uma espera colossal por conta do atraso do médico, ainda tive a má sorte de encontrar a linha vermelha com um transito horrível por conta da chuva que caia sem parar... Resumindo, cheguei a escola as 13:40 quase meia hora depois da entrada dos alunos.

Enfim continuo na 503, turma da professora Luciana (tida como exemplo de professora por grande parte da escola). Após 1 minuto de conversa com a professora, que foi subtamente encerrada por conta de um aluno que a chamava insistentemente para auxilia-lo em uma tarefa já iniciada, descubro que as atividades de rotina haviam ocorrido normalmente e que eles estavam a realizar uma atividade de matemática sobre geometria, inspirada em uma visita da professora ao CCBB, e que havia trago recortes de revista sobre a exposição para mostrar aos alunos, e para exemplificar que além da atividade matemática, os mesmos também estavam criando Arte! A atividade consistia em criar um cartão cuja a capa era formada por curvas e retas. Após a confecção dos cartões, a professora pediu para que os alunos pintassem toda a parte colorida do cartão (onde estavam as curvas e as retas, que formavam figuras geométricas em suas interseções, e definidas pelas cores) com tinta guache preta, pois isso possibilitará uma outra forma de apreciação do trabalho depois q a tinta secar e se evidenciar um outro aspecto do desenho. As 15:00 as crianças foram liberadas para o recreio. Só para constar, a sala é trancada quando os alunos saem, pois os mesmos deixam seus matérias em sala, hoje, enquanto escrevia esse relato, de tão entretido que estava, não percebi que a sala havia sido trancada comigo dentro... É, nada de recreio pro Felype hoje... rsrsrs

Ao retornarem, os alunos deram continuidade a uma atividade do livro de português, uma seqüência de páginas com textos e exercícios de interpretação que já havia sido iniciada no dia anterior. A exemplo de quinta feira, os alunos continuaram realizando as atividades em grupo, evidenciado aparentemente o modelo interacionista que a professora adota.

“Dor de pescoço passa, mais dor de falta de conhecimento não passa.” Professora Luciana.

As 16:30 a Diretora Edileia (professora Leia como eu conheço, e como ela gosta de ser chamada) entrou na sala com uma surpresa muito agradável, um monte de livros para serem doados aos alunos, sendo que haviam uma grande quantidade do exemplar de “os Três mosqueteiros” e algumas espaças quantidades de outros exemplares a professora Luciana prontificou-se em doar os três mosqueteiros e negociou o “empréstimo” dos outros exemplares para que fossem lidos por todos. É claro, tudo isso com uma pequena condição, que terminassem a atividade do livro de português. As 16:55 os alunos foram liberados, cada um ao sair apanhou um livro.