terça-feira, 4 de agosto de 2009

Do blog a sala de aula, como se deu esse processo?

Bem, depois de muitos esforços, trabalhos e estress, chegamos ao fim do curso de TAELP 1, estar aqui hoje escrevendo esse texto, é para mim uma vitória muito importante, confesso que quase pirei com essa "história de blog", sempre fui uma pessoa "higtech" no entanto nunca fui amigo dos blogs, para mim eram coisas de adolecentes exibicionistas que precisavam extremamente de atenção... rsrsrsrs. No entanto, nunca havia passado por mim a idéia de usar o blog como ferramenta de produção acadêmica. Já havia visto milhares de blogs, e dentre esses 90% eram de adolecentes mimadas, 6% de adultos que pensam ainda serem adolecentes, 2% de artistas desconhecidos, 1% de coisas que ainda não indentifiquei e agora, 1% de portifólios academicos... rsrsrs.
Brincadeiras à parte, a produção do blog como ferramente academica, me trouce uma série de reflexões sobre o que eu tinha como verdade, e o que de fato ocorria. Ver senhores de idade que nunca haviam trabalhado com computadores produzindo seus blogs, foi para mim algo maravilhoso, e ao mesmo tempo estimulante: "MELDELS", se eles podem, e eu?"
Confesso que para mim, a maior dificuldade não era ter que construir o blog, há muito que possuo conhecimentos de webdesign, no entanto, o que me travava perante o desafio, era que para mim, não era exatamente um desafio. Mais me parecia uma obrigação intediante, um jogo em que eu já sabia quem ganharia mesmo antes da partida começar... Algo me lembrava ter que cobrir as letras quando estava aprendendo a escrever, era um desafio falso, algo novo (para mim) só que estremamente delimitado.
Essas dificuldades, muito me atrapalharam com postagens e prazos, no entanto, o mundo é assim, feito de regras, e por mais que discutamos isso em saula de aula, pedagogia autonoma e libertária, é algo que compreendemos, vai estar por muito tempo só nos livros, praticas e discurssos divergentes, essa parece ser a realidade de nossa educação.
E por falar em educação, voltemos a falar das nossas aulas. Bem, essas sim me fizeram feliz, fora a realidade da temida avaliação, cada aula, cada texto lido do curso de TAELP me fizeram muito bem, e foram muito bem aproveitadas.
Cada aula foi pra mim, quase que uma viagem no tempo (tenho pouca experiencia no campo da da docencia), sempre me remetiam as minhas experiencias como aluno primário, estavam lá todos os itens, as cartilhas, os modelos, as experiencias, etc... Quase havia me esquecido da verdadeira aventura que havia sido minha passagem do mundo dos "desletrados" ao maravilhoso mundo da linguagem escrita. Coisas que nunca havia compreendido muito bem, hoje posso falar com autoridade academica. Compreender como se aprende a falar e escrever, foi para mim uma evolução, e tenho certeza, será tambem para meus alunos. Tenho como essencial todo o conteudo discutido no curso, e ouso dizer, seria de extrema defasagem, a não assimilação dos conteudos.
É estranho dizer que se pode compreender na universidade, algo aprendido nos ciclos básicos de educação. Compreender como se aprendeu a ler e escrever na faculdade pode ser estranho para alguns, mas para mim, foi de extremo valor. Que bom seria se todos pudessem compreender isso tambem, quantos professores estão ensinado seus alunos a lerem e escreverem, sem nunca terem de fato compreendido como se dá esse processo?
Por isso digo: "bem vinda seja TAELP" e que "brilhe muito nas escolas"... rsrsrsrsrs