quinta-feira, 11 de junho de 2009

Avaliação Formativa


Em meio às diversas discussões que vivenciamos sobre a avaliação num todo durante o período da faculdade, é interessante refletir e discutir sobre o conceito de avaliação formativa, que foi desenvolvido por Scriven(1967) e que atualmente não podemos perceber a aplicação deste conceito nas práticas pedagógicas.

A avaliação formativa, dentro do meu compreendimento, tem como principal finalidade romper com as formas tradicionais que vivenciamos e conhecemos sobre avaliação, metologias essas que avalia o aluno por meio testes e provas, criando no aluno certo repúdio à avaliação e comprometendo a autonomia do aluno .

Dentro da avaliação formativa o aluno é avaliado processualmente numa relação mais próxima de ensino-aprendizagem entre professor/aluno e o aluno e a turma , além disto é avaliado todo o progresso do aluno durante o ano desprendo-se dos "testes e provas", ou seja o aluno pode ser avaliado de maneiras alternativas e menos agressiva. Outra grande vantagem da avaliação formativa é que é dada ao aluno a oportunidade dele se auto-avaliar, observando seus erros a fim de corrigi-los, proporcionando a chance de aprender com seus próprios erros.

Vejo como exemplo disto o portfólio eletrônico que estamos nos adaptando gradualmente a utilizar como forma de avaliação, atendendo a idéia da avaliação formativa. Durante o desenvolvimento deste trabalho poderemos perceber nossa evolução, interessante ressaltar também que sendo o portfólio o nosso meio avaliativo nossa autonomia é maior , mesmo que nossas postagem sejam mediadas pelo professor, elas são articuladas por nós, com nossas palavras, expondo nossas reflexões e idéias , nosso esforço e nossas dificuldades.